Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

As plantas da minha vida

Sou filha de Dárdano de Andrade Lima. Botânico. Um dos melhores.

Desde pequena, meus finais de semana eram, literalmente, dentro da mata. Folhas ao chão, urtigas na perna, carrapichos, espinhos, insetos....

Subir nas árvores, comer jambo lá em cima, perto da copa, tomar banho de rio (água geladíssima, mas uma delícia), andar descalça e sem qualquer preocupação.

Infelizmente esta realidade só durou 10 anos. Meu pai faleceu e levou com ele meus finais de semana de liberdade e conhecimento, mas não levou minha vontade de continuar a ser livre como me deixaram ser e como eu adorava viver.

Liberdade, para mim, está diretamente relacionada a estar em contato com a natureza, seja numa mata, em meio as plantas, seja numa praia ou no campo.

É o cheiro de terra molhada, cheiro de mato, cheiro de flores.

Há um ano resolvi sair do concreto puro(apartamento) e voltar para minhas origens. Mata. Como trabalho, tenho 3 filhos e minha mãe mora comigo, não dava para ir morar numa casa em cima de uma árvore lá em um sítio ou fazenda no interior do Estado. Então resolvi morar numa casa com muito espaço verde.

Procurei plantar espécies que eu via na minha infância e outras que me encantaram pela beleza das folhas, das flores ou, simplesmente, pelo perfume.

Agora começarei a mostrar algumas destas plantas que tanto gosto, além de apresentar algumas técnicas de jardinagens e de paisagismo.

Sejam bem vindos e respirem fundo!