Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Jasmim - o perfume indescritível


Para mim, um dos aromas melhores da natureza é o dos jasmins. Um perfume maravilhoso, que nos faz ficar até sem fôlego de tanto inalar. Uma perfeição que há milênios desperta interesse para utilização das mais variadas formas, principalmente para a base de perfumes, loções, assim como para o uso em jardins por todo o mundo.


Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do gênero Jasminum L., da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo

Seu nome vem do árabe Yasamin,que por sua vez foi emprestado do persa. São em sua maior parte arbustos ou lianas, de folhas simples ou compostas. 

As flores são tubulares, com pétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.


A maior produtora de jasmins do mundo é a Índia, mas a China sempre foi uma grande produtora de jasmim.


Seu aroma é adocicado, e é juntamente com a rosa um dos aromas pilares da perfumaria. Na China mistura-se flores de jasmim a folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciado.

Dentre as espécies mais populares de jasmim, destacam-se:

  • Jasminum azoricum, ou Jasmim-dos-açores


  • Jasminum mesnyi, ou Jasmim-amarelo (sem aroma) 
  •  

  • Jasminum nitidum, ou Jasmim-estrela 
  •  
     
  • Jasminum officinale, ou Jasmim-verdadeiro 
     




    Jasminum polyanthum, ou Jasmim-dos-poetas