Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

Myrcia - irmã mais velha - Myrtaceae

Como disse que os nomes das minhas quatro irmãs (e o meu!) são nomes proveninetes de famílias, espécies de plantas, irei começar a apresentar cada uma das minhas irmãs, por enquanto a origem do nome!!! Começo com Myrcia, minhã irmã mais velha, ou mais experiente!

Myrtaceae

Etimologia - Do gênero Myrtus Tonnef, do latim myrtus; ou do grego myrtos - perfume - devido ao aroma exalado pelas flores.

Myrtaceae é uma das famílias de plantas mais importantes em várias formações vegetais brasileiras, especialmente nas florestas.
Suas flores hermafroditas, de cor geralmente clara e com numerosos estames e os frutos carnosos são procurados por diversas espécies de animais.
As flores de Myrtaceae são visitadas principalmente por abelhas, que coletam pólen e são os polinizadores da maioria das espécies. O maior número de visitas é de abelhas das subfamílias Meliponinae e Bombinae (Apidae). Outros insetos como moscas e vespas também visitam as flores das mirtáceas, poucas vezes atuando como polinizadores.
A polinização por aves foi relatada em Acca sellowiana (O. Berg) Burret e Myrrhinium atropurpureum Schott, cujo recurso floral principal são as pétalas carnosas e doces.
As aves e os macacos são os principais dispersores de sementes das mirtáceas brasileiras, sendo que outros mamíferos, répteis, peixes e formigas interagem de forma eventual, podendo contribuir para a dispersão de sementes.
As informações sobre os agentes polinizadores e dispersores de sementes de Myrtaceae no Brasil ainda são escassas, sendo que seu conhecimento é essencial para a conservação das espécies e florestas brasileiras.
A Myrtaceae é uma família botânica que compreende 130 gêneros e cerca de 3.000 espécies.
São plantas arbustivas ou arbóreas representadas nas Américas principalmente pelas plantas frutíferas. Exemplos: pitanga e uvalha (Eugenia spp.), jambo, goiaba e araçá (Psidium spp.), jaboticaba e cambuí (Myrciaria spp.):

                 Jambo
                       Goiaba

                                 Araçá-una 

              Jabuticaba

Outro gênero de grande importância é o Eucalyptus spp. nativo da Austrália. Atualmente ele é cultivado em larga escala nas regiões tropicais (principalmente África e Brasil) para obtenção de matéria-prima como: madeira serrada, celulose na fabricação de papel, carvão vegetal para fins energéticos, etc.

                          Eucalipto

Enfim, para os que não sabiam, "Myrcia" está em muuuuitos lugares ao nosso redor. Bem como ela é, exuberante, comunicativa, gosta de cores fortes, alegres. É de uma simpátia e doçura própria.