Páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tenha um, ou mais um, ser vivo em casa!!!


Vida traz vida, movimento, crescimento, desenvolvimento.





Como conseguir isto num mundo como o de hoje? Correria, stress, efeito estufa, terremotos, poluição, competição, depressão,  capitalismo, vandalismo, egocentrismo.....
É difícil... ou não!!! Para fugir de toda esta confusão e relaxar, você apenas necessita querer mais vida ao seu redor.

Seja com pessoas, filhos, pais, amigos...

Seja com animais, cachorro, gato, passarinho, iguanas (irc),


      Que cachorro feio, hein...


         Que gato feíssimo, hein...


Que pássaro feinho ou, no mínimo, estranho.


Que iguana terrível


E há quem goste até de sapos...eca!

Vixe...

...Vida ao seu redor pode ser com as plantas, com a natureza...





 

Para muitos, a melhor e mais simples resposta vem das plantas.
Apesar da realidade do mundo, não podemos deixar de lado o movimento e o crescimento, o verde, o ar e a natureza.

Nós, desde pequenos, estivemos em contato com a natureza, mesmo que em pequenas ações. Quem nunca colocou um feijãozinho no algodão e viu, com alegria, o brotar de uma nova plantinha?



Vejam como foi maravilhoso e como pode ser despertada essa sensação novamente. Basta ou plantar uma sementinha ou “adotar” uma plantinha já nascidinha...

 Para alguns, místicos, ter uma planta em casa “traz a natureza, traz o ch’i, a energia vital para o lar. Ou seja, uma planta também pode ser usada como um recurso de cura”.



Para outros, plantas, vegetação, natureza é sinônimo de tranqüilidade. Como é bom ouvir o som do balançar das folhas ao vento, aliás, é ótimo.



Ótimo também é a sombra. A proteção. A paz que as árvores, as plantas proporcionam.


Além de tudo isso, ainda dão fonte de: ...Alimentação...Nutrição...Saúde.

 Obs: Porem, muito cuidado para VOCÊ não ser O alimento das plantas!!!

                                          

Olha aí a Planta Carnívora!!!!!





Seja lá qual for o propósito – prosperidade, paz, equilíbrio –, elas trazem colorido, perfume e vitalidade para perto de VOCÊ.

Não é preciso viajar horas para chegar ao campo e sentir o perfume das flores, você pode e deve tê-las no lugar onde você mora.

Uma plantinha dentro de casa é sempre bom. Dá mais VIDA ao ambiente.

Tem gente que acredita que "se ela fica feia, doente é porque pegou a energia carregada da casa, pois não se cuida dela como deveria".

Assim, cuide de você, cuide das plantas e deixe que depois ela te recompensará cresendo forte, dando flores e exalando aromas incríveis!



Falando nisso, vocês já perceberam que as ROSAS de hoje em dia, principalmente as de ornamentação de festas, não têm mais o perfume de antes. Beleza sim. São deslumbrantes, mas e o perfume? Onde foi parar? O que os laboratórios conseguiram alcançar? Desenvolveram técnicas para aguçar apenas a visão e coitado do olfato, como fica?



Por isso que eu amo os lírios e os jamins. Amo. Sou capaz de passar um tempo sem fim sentindo o cheiro do jasmim laranjeira. Incrível. Perfeito.



Tenha sua plantinha! Se a desculpa é que falta um pedaço de terra a sua disposição em casa ou no apartamento. Essa desculpa é fraca. É possível criar um canto verde com o cultivo de plantas em vasos e para que elas fiquem bonitas e saudáveis.

Alerta: Só não deve ter plantas nos quartos porque à noite elas sofrem troca de gases que, com tempo, pode ser prejudicial ao homem já que os gases na florestas apesar de serem maiores (para quem vive lá ) tem mais área de escape.



Então, mãos a obra: É preciso avaliar as condições da terra, incidência de luz, e condições de água e nutrição antes de começar os trabalhos. Prefira recipientes de barro e cerâmica que imitam o solo e deixam a planta respirar melhor.

Dicas:
As plantas devem ser regadas pelo menos duas vezes por semana, dependendo do vaso escolhido. Umidade que persiste por toda a noite pode atrair fungos.

Elimine as folhas secas, adube a terra todo mês e aplique produtos para eliminar doenças e pragas sempre que necessário. Para garantir folhas vistosas em algumas plantas deve se borrifar água, pelo menos, uma vez por semana.

A claridade das janelas chega lateralmente às plantas, que tendem a crescer em direção à luz. Resultado: um lado fica mais farto e viçoso que o outro. Para evitar o problema, gire o vaso com regularidade.

Faça um rodízio: deixe os vasos que ficam em ambientes fechados tomando sol por alguns dias e traga os da área externa para o interior.
Se você mora em um local pequeno, escolha uma planta também pequena, delicada, para ter um pouco de verde dentro de casa. Não desista!

As plantas mais adequadas para ambientes internos são as que não necessitam de muita luminosidade. As mais indicadas são:

           Chamaedorea elegans


          Dracaena schryveriana

                  Filodendro


                  Lírio da paz


                        Bromélia


                    Ávore da felicidade

                   Pacová


                     Antúrio


                                   Orquídea

Por tudo isso, não há como resistir a tornar sua vida mais intensa, mais verde,  mais colorida.

Vida cheia de vida. Verde vida. Linda vida das plantas verdes. Linda sua vida colorida.

Qualquer dúvida, me procurem!!!