Etimologicamente, silene é o aportuguesamento do latim científico taxonômico do gênero Silene, que, por sua vez, provém do latim científico Silenus, i, Sileno, companheiro de Baco. Obs: Diz-se que Baco tinha um companheiro chamado Sileno com uma grande “barriga redonda”.
O nome do gênero (Silene) refere-se à forma da flor de balão.
Silene Vulgaris
Mas este nome é, provavelmente, também relacionado com a palavra grega "SIALON" (= saliva), uma referência à substância branca e pegajosa secretada pelas plantas de várias espécies do gênero.
Em francês, a espécie é chamado de "Silene" ou "Sormillet". Em alemão é chamado de "Leimkraut" e em inglês "Catchfly”.
O gênero Silene contém plantas anuais, bienais ou perenes. Normalmente herbáceas, mas às vezes suffruticosa, como aSilene fruticosa, estas, nascidas na Itália nas paredes da ilha.
Silene Fruticosa
A planta conhecida como flor de cuco pode ser também ser encontrada como flos Silene-cucos
Silene-cucos
O caule é geralmente ereto e ascendente (exceto para os casos em que há próstata) e pouca folhagem. Muitas vezes pode ser pegajoso.
Normalmente, as folhas são lanceoladas (em forma de lança) e, às vezes, linear, sendo algumas espécies pecioladas.
As flores são hermafroditas ou poligâmicas.
Floração – primavera e início do verão.
Polinização – o pelo vento ou por insetos de vários tipos.
Os frutos são cápsulas secas e contêm numerosas sementes pequenas.
Distribuição e habitat - No mundo, as espécies diferentes, são espalhados por vários lugares: Europa, Ásia, parte da África e muitas são encontradas na América do Norte.
Na Itália a propagação deste tipo é muito ampla, de norte a sul, incluindo as ilhas. São encontradas também a 3.000 m de altitude, acaulis Silene, no chão, com a generalização Silene vulgaris.
Usos - Algumas espécies são muito comuns em gramados (simples ou nas montanhas), tendo alguma importância como alimento. Outras são cultivadas em jardins. Muitas são usadas na culinária popular ( Silene vulgaris e outros) e outras são empregadas na medicina popular (como nell'Abissinia tenifugo).
Algumas mariposas se alimentam de plantas do gênero Silene, exclusivamente.
Espécies do gênero:
Silene alba - Silene Branco
Silene dioica- Silene dioica
noctiflora Silene L. - Silene noite aprentesi
(em português - cabacinha)
Silene vulgaris - Silene Bubbolini ou inchaço
acaulis Silene (nasce em cima das rochas)
Silene viscosa (com zoom)
Silene viscosa
Silene viscosa - Esta planta é muito interessante. O copo é escorregadio, do qual emergem as pétalas profundamente bilobadas. As folhas têm margens onduladas. As hastes são curtas, com flores brancas. Cresce na Europa e na Ásia . A variedade de flores rosa dupla é cultivada em jardins ornamentais.
Assim é a Silene. Altamente resistente, como minha irmã, capaz de se adaptar aos mais variados climas e solos, muitas vezes rochosos, ruins, mas que proporciona flores lindas e delicadas. É companheira e dedicada e mesmo sendo um pouco fechada, como o balão da flor, muitas vezes desabrocha transparecendo toda sua exuberância e alegria, tal como as pétalas de sua flor.
NOSSA...NÃO SABIA QUE MEU NOME ERA DE FLOR.NEM SEI ONDE MEUS PAIS ARRUMARAM ESTE NOME...BJ
ResponderExcluirE TBEM SOU A TERCEIRA IRMÃ...COINCIDÊNCIA!!!AS CARACTERISTICAS DESSA FLOR TEM TBEM MUITO HAVER COMIGO.
ResponderExcluir