Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Baobás, embondeiros, imbondeiros...

Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar e da Austrália.

O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

Em Angola e Moçambique, esta árvore é conhecida por embondeiro, ou imbondeiro. Em certas regiões de Moçambique, o tronco desta árvore é escavado por carpinteiros especializados para servir como cisterna comunitária.


Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.

Os baobás desenvolvem-se em zonas áridas, e são árvores de folha caduca, ou seja, suas folhas caem durante a estação seca.  A maior parte do ano o baobá esta sempre desfolhado.




IDADE: A sua madeira não produz anéis de crescimento, o que dificulta a exata aferição da idade.  Modernos métodos de avaliação, tal como o do carbono radioativo, revelam que uma árvore de 5 metros de diâmetro tem 1.010 anos de idade. Antes da utilização de técnicas avançadas, a idade dessas árvores era avaliada pela leitura de datas inscritas no tronco pelos primeiros exploradores alguns deles do século XV.


O Baobá vive, em média, de três a seis mil anos.
 
É tida como árvore sagrada e é objeto de culto, muitos colocam velas, fitas, votos, pedidos como se fosse santo.
Uma árvore maravilhooooooooosa!!!!!!!
 
ALTURA: Conhecido nos meios científicos com o nome de Adansonia Digitata, o baobá, quando adulto, chega a alcançar alturas de 5 a 25m (uns até 30m), e até 7m de diâmetro do tronco (uns chegam a 12 ou 20m). É considerada a árvore que tem o tronco mais grosso do mundo.
 
Enfim, são árvores seculares, testemunhas vivas da história.


              Avenida dos Baobás, em Madagascar.


NO BRASIL

No Brasil existem poucas árvores de baobá. Foram trazidas pelos sacerdotes africanos e plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas.

PERNAMBUCO

Em Pernambuco há poucos catalogados, uns 16 e a maioria destes encontra-se em Recife.
- Vamos plantar mais!!!!!

No Recife, o baobá da Praça da República foi a possível fonte de inspiração de Saint Exupéry, quando por ali passou, ao escrever O Pequeno Príncipe.

   Baobá da Praça da República, Recife, Brasil.

Na história "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, o menino narra que o solo de seu pequeno asteróide era infestado de sementes de baobá. Preocupado com os possíveis danos que estas plantas pudessem causar quando adultas, após completar a sua toilete matinal, dedicava-se à toilete do asteróide, arrancando regularmente os seus pequenos brotos.

Assim, o baobá se transformou num dos principais personagens deste livro, editado pela primeira vêz, em Nova York, em 1943.






"O solo do planeta estava infestado. E um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dêle Atravanca todo o planeta, é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando. Meninos! Cuidado com os baobás!"
(Antoine de Saint-Exupéry, em O Pequeno Principe.)







Há um na Faculdade de Direito do Recife e outro na Cidade Universitária. Existem outros espalhados pela cidade, como em Ponte d'Uchoa e Poço da Panela. Existem três plantadas na Estância Rica Flora, em Aldeia, Camaragibe. No Sitio de Pai Adão existe um Baobá enorme, com um tronco de mais de 10 metros de circunferência.

- Quem souber de outro, ainda não catalogado, favor avisar!!!

Na vila de Nossa Senhora do Ó, Ipojuca, há um Baobá com 15 metros de circunferência. No Engenho Poço Comprido (Vicência) há dois.

Em Araripina existe um exemplar com aproximadamente 30 anos de idade.

FLOR DO BAOBÁ - Ele floresce durante o verão do hemisfério sul e as flores duram breves e leves 24 horas. (E só!)

       Flor do baobá/embondeiro

Uma flor lindíssima...
Parece de tecido de um branco brilhante.

Abre-se ao pôr do sol.

"O Baobá floresce apenas uma vez por ano e as suas belas flores ficam sempre de cabeça para baixo. A princípio, dar uma flor de imbondeiro à pessoa amada pode parecer significar que ela é única e que demorou muito para ser encontrada. Mas não é uma boa ideia, porque ela exala um cheiro fétido de .... carniça (horrível). Ecaaaaa! Significa que, na natureza, nem tudo que aparenta ser belo, de fato o é completamente. Ou que nem tudo que é bom deixa de ter o seu lado ruim, e vice-versa."

As flores têm 20 cm de diâmetro e parecem um sino. Que pena que só dura 24 horas...Ou, pensando no odor, ... ainda bem que duram só 24 horas, imagina se fosse feito as orquídeas?!?!...

O odor de carniça é devido a presença de escatol, e desmancha, rapidamente, qualquer sentimento romântico em relação a árvore.rsrsrsrs

O baobá é um hotel para lagartas, muitas espécies de pássaros e insetos.
Durante as horas que está aberta os morcegos bailam de flor em flor sugando o seu néctar e encarregando-se da sua polinização.
Quando as flores caem no chão abertas, assim secam ficando quase intactas.

O FRUTO: Seu fruto é denominado múcua. A casca desse fruto, em forma de conchas, é utilizada pelas pessoas como tigelas. A múcua é um fruto que a parte comestível é seca, ou seja, não tem sumo. Desfaz-se na boca e é como explodisse dentro da boca. O sabor é adocicado e ácido (adocicado com uma ligeira acidez).
Esta fruta é rica em vitaminas e minerais.

Dissolvendo a múcua em água fervendo, obten-se um sumo que depois de resfriado é tomado como uma bebida fresca, com um sabor muito apreciado em determinados países.
A polpa e a fibra dos frutos são capazes de combater a diarréia, a disenteria, o sarampo e a catapora.
O principal da fruta é o combate à febre.
As sementes têm óleo vegetal, podendo ser comidas assadas.
Em Moçambique, o fruto, tem o nome de malambe na língua xi-nyungwe da província de Tete. Lá também é referida como cura para a malária.

CURIOSIDADES:

Em Kimberleys, na Austrália ocidental, prisioneiros foram confinados dentro de seu tronco oco. Coitados.
Os aborígenes comem a sua fruta e usam as folhas como planta medicinal.


PEPSI DE MADEIRA





No Japão, foi lançada a nova Pepsi, desenvolvida em homenagem à copa da Africa e dizem que ela tem gosto de madeira.

A Pepsi, de cor dourada é feita do fruto da árvore Baobá e tem em seu rótulo, o entardecer avermelhado na Africa do Sul.




AS FOLHAS: As folhas são ricas em cálcio, ferro, proteínas e lipídios, são usadas também como anti-diarréico e para combater febres e inflamações.

Das folhas secas fazem um pó que vem sendo é utilizado para combater a anemia, o raquitismo, a disenteria, o reumatismo, a asma, e é usado, ainda, como um tônico.

RAÍZES: As raízes das mudas jovens devidamente cozinhadas, podem servem como alimento.

RAMOS E GALHOS: Parecem mãos, com os cinco dedos, agarradas aos braços do embondeiro.

O baobá é grandioso, maravilhoso. Precisamos plantar mais deles e preservar os já existentes. Quem souber como conseguir mudas ou sementes, favor comunicar para levarmos a proposta para a Prefeitura do Recife de reflorestamento do baobá (ou florestamento, pois não é nativo daqui, né?). Imaginem como a cidade ficará mais sombreada... As praças de Recife, que são muitas, poderão ficar ainda mais belas, mais baobás...
Cultive esta ideia.


5 comentários:

  1. Temos que fazer uma excursão urgente pela cidade para colocar fotos nessse post.

    ResponderExcluir
  2. O BAOBA FOI DA MINHA FEIRA DE CIENCIAS

    ResponderExcluir
  3. DO ANO RETRASADO
    E VAI SER DESTE ANO

    ResponderExcluir
  4. Ganhei de presente de um amigo algumas mudas de embondeiro e efetuei o plantio em minha ´chacara no dia 20/04/2013. Depois de trinta dias elas haviam crescido 30 cm. Cuido delas com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!! A árvore crescerá muito e ficará linda. Se quiser, vá tirando fotos de ano em ano, ou a cada 6 meses, para ir registrando o crescimento.

      Excluir