Ericaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Ericales.
O grupo inclui, por exemplo, as azáleas, os rododendros, o mirtilo.
As ericáceas podem ser encontradas em solos de propriedades ácidas, em todos os continentes.
Ericaceae azalea
Rododendro
MIRTILO - Nome Científico: Vaccinium asbey Read - Família: Ericaceae
O Mirtilo também chamada de blueberry, é considerado o fruto da saúde e da longevidade!!!
O mirtilo é uma planta nativa da América do Norte, desde o Sul dos Estados Unidos até o Leste do Canadá.
Características: o mirtilo é uma planta arbustiva, o fruto é uma baga que quando maduro adquire a coloração azul arroxeada, de tamanho pequeno, de sabor doce-ácido.
Clima e Solo: esta planta adapta-se bem ao clima temperado. O mirtilo é uma planta que exige solos com pH ácido.
Propagação: a principal forma de propagação do mirtilo é por meio de estacas lenhosas ou semilenhosas.
Utilização: os frutos podem ser utilizados para consumo “in natura”, sucos, geleias, iogurtes.
O mirtilo produzido no Brasil é originário da América do NorteMirtilo. Na Serra Gaúcha, é tida como a mais nova promessa de saúde. O plantio do mirtilo é feito em Forqueta, perto de Caxias do Sul/RS. As demais plantações encontram-se distribuídas pela região serrana de Santa Catarina, sul do Paraná e Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
O mirtilo, também conhecido como arando ou uva-do-monte e é um arbusto que pertence à família Ericaceae (família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte e vivem em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, temperatura entre os 10º e os 12º centígrados, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil.
Uso medicinal
Atua em casos de diarréias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.
Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético etc. Possui grandes quantidades de vitaminas A e B, substâncias que combatem os radicais livres, produzem ação anti-inflamatória, melhoram a circulação, reduzem o colesterol ruim e favorecem a saúde dos olhos. A fruta também é dotada de ácido elágico, substância que tem mostrado propriedades inibidoras contra a replicação do vírus HIV, transmissor da aids – síndrome da imunodeficiência adquirida, além de potente inibidor da indução química do câncer.
mirtilo - zoom
Uso culinário
Fruto de sabor único, o mirtilo é ótima matéria-prima para a elaboração caseira de geleias, sucos, doces em pasta ou cristalizados, tortas e bolos, além de ser utilizado na indústria de polpas, frutas congeladas, iogurtes e sorvetes. Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos.
Cheesecake coberto com Mirtilos
Bolinhos de Mirtilo – “Muffins”
A maioriadas das espécies da Ericaceae são arbustos ou árvores, mas um grupo de herbáceas é alto e, em algumas destas plantas, falta clorofila.
Na família da Ericaceae há também urzes, wintergreens e o medronho (deste fazem aguardente e vinagre).
Aguardentes de medronho
Urze (Erica spp.) - A urze é o nome que se dá a diversas plantas da família Ericaceae, particularmente dos géneros Erica e Calluna. Crescem espontaneamente em solos pobres em cal e com flores de várias cores. São muito comuns em Portugal, existindo em todo o país, sobretudo nas montanhas de granito ao norte.Na família da Ericaceae há também urzes, wintergreens e o medronho (deste fazem aguardente e vinagre).

Vinagre de medronho

Urze-erica
A maioria das espécies no Ericaceae são plantas de sol-loving e que crescem em solos ácidos.

Erica cinerea (que solo árido!)
Pântanos, pocosins, e os mouros são alguns dos habitats onde Ericaceae podem ser encontradas em abundância.
As flores da família podem ser vistosas e a polinização pode ocorrer por insetos ou serem polinizadas pelo vento. Arbustos e árvores são a forma mais comum da família, mas algumas espécies são epífitas, lianas, ou extremamente pequenas, formando arbustos em esteira.

Erica azorica - árvore
A maioria das Ericaceae é endêmica da África do Sul e são chamadas vulgarmente Cape Heaths. As restantes cerca de 70 espécies são naturais de outras partes de África, da área mediterrânica e da Europa. Entre as quais:
• Erica arborea - Arbusto que atinge até 3 m, nativo da zona mediterrânea até às montanhas tropicais de África. Com as suas raízes fazem-se cachimbos. Possui folhas verticiladas. As flores brancas, aromáticas, em panículas piramidais são usadas em perfumaria. Também chamada estorga, queiroga, torga, torgo ou urze-branca.
Erica ciliaris - Subarbusto de até 80 cm, nativo da Europa ocidental, de folhas verticiladas, flores purpúreas, em cachos espiciformes, e frutos capsulares. Também chamada carapaça.
(as flores se tornam rosa-claras com a idade e
o plantio entre pedras traz sempre
um bom efeito paisagístico)
(originária do Brasil)
Enfim, a Érica, minha irmã, que dizem que nasceu fraquinha, contraia muitas doenças, traz em seu nome a raiz da saúde e longevidade e assim que ela vive, ultrapassando todas as barreiras que encontra. Barreiras que assolaram sua saúde, barreiras infelizes surgidas em seu caminho mas que, assim como as Ericaceaes, sempre sobrevivem e seguem adiante, seja em solo árido ou não, seja como arbusto ou como árvore, mas elas são fortes o bastante para sempre florecerem e colorirem a natureza. Além dos benefícios medicinais que proporciona, mesmo que seja com sua maletinha de remedinhos!!! Ahhhh, dela ela também se fabrica o aguardente... por isso que Ricardo gostava tanto.